Uma joia não é um simples objeto, mas um símbolo que faz parte da sua história. Algo muito profundo e que merece todo cuidado e atenção. Não queremos ver algo tão especial se deteriorar com o tempo e nós, da Oliveri&Gio, compreendemos você, e mais, também acreditamos fielmente nesta premissa.
Joias são peças delicadas que requerem cuidado para se manterem lindas e brilhosas por um bom tempo. Por mais perfeita que seja sua criação, muitas vezes o mau uso leva as peças a perder o brilho, manchar ou até mesmo quebrar e perder suas pedras. Pensando nisso, nós da Oliveri&Gio vamos te passar um manual básico, que funcionará como um mapa da longevidade para suas peças.
Então, se acomode e guarde essas instruções, pois, não queremos que suas histórias se deteriore com mais velocidade.
Primeiro é importante você entender que todo metal oxida. O que muda de um para o outro, é a velocidade com que isso acontece. Ouro e prata por exemplo, demoram muito mais para oxidar do que ferro ou cobre. Aço inox, por incrível que parece, também oxida, só que demora e muito.
O que devemos evitar
Atenção, esta é a primeira dica. Não use as joias em tarefas domésticas e em atividades esportivas. Muitas pessoas acreditam que isso não tem feito, porém, elas podem ser danificadas por produtos químicos, golpes fortes, ou pela ação do ácido úrico eliminado pelo suor, acelerando o seu processo de oxidação. É válido ressaltar que o acido úrico é um dos principais vilões das joias. Eles contribuem para que suas joias se oxidem com muito mais velocidade. Também temos noção de que tem pessoas que soam com muito mais facilidade que outras. Isso pode ocorrer por questões hormonais, ou até mesmo questões de saúde ou genética. Nestes casos, recomendamos usar suas joias em momentos que você não faça nenhuma atividade que exija um esforço excessivo, como tarefas domesticas ou atividade esportivas.
Evite lavar as mãos ou tomar banho com joias. O sabonete retira temporariamente seu brilho, deixando-as com um aspecto “embaçado”. As pedras também são sensíveis ao calor e a choques térmicos, e os componentes químicos dos produtos para banho podem deixá-las manchadas.
Não passe perfume, cremes ou bronzeadores juntos com as joias. Quando for usar algum destes produtos ou algum outro cosmético, retire suas joias e espere alguns minutos até o produto secar. Coloque-as novamente somente quando sua pele estiver seca, pois estes produtos podem causar danos irreversíveis.
Retire as joias antes de ir ao mar ou piscina. Além de ser fácil perdê-las nestes locais, a ação do cloro ou da maresia também pode causá-las danos.
Não deixe sua joia de molho em água fervente nem com produtos químicos, como detergentes. Por favor, não dê ouvidos aos gurus da internet. Mais adiante vamos te dar algumas dicas de limpeza.
A expressão “Não guarde todos os ovos na mesma sexta” nunca fez tanto sentido. Suas joias devem ser armazenadas com cuidado. Escolha sempre um local limpo e seco onde elas possam ficar guardadas. Não armazene muitas joias juntas – principalmente colares e gargantilhas- isso pode fazer com que elas se juntem e quebre na hora que você tentar retirar. Essa dica tem principal finalidade, evitar que as peças fiquem com marcas de desgaste e arranhadas sem serem usadas. Por esse motivo, procure um lugar adequado para armazenar os itens.
Agora, chegamos a parte da limpeza de sua peça. Ressaltamos que o melhor que se pode fazer com relação a sua joia a fim de que ela dure mais tempo é a forma de manuseio e conservação. Então, aplique as dicas de conservação detalhadas no tópico anterior e já terá ganhado muitos pontos.
Outro ponto importante e que voltamos a ressaltar aqui é que você precisa entender que todo metal oxida. Apesar das mudanças entre os metais, O que muda de um para o outro, é somente a velocidade de oxidação. Mesmo o ouro e prata oxidam, porém, demoram mais tempo. Agora, vamos as dicas:
Dica de limpeza
A dica número um e a mais importante: No dia a dia, use apenas uma flanela limpa e seca para limpar suas joias. Ela é o suficiente para retirar qualquer resquício de suor, perfume ou maquiagem que possam acelerar seu processo de oxidação. Além disso, com uma simples flanela, é possível fazer o polimento de pulseiras clássicas, braceletes, tornozeleiras, brincos e outros acessórios que sejam metalizados. Lembrando sempre de que não há necessidade de acrescentar produtos químicos para efetuar a limpeza das suas joias, pois a flanela precisa estar bem seca no momento que for efetuar esse procedimento. Portanto, é só esfregar por volta de 1 ou 2 minutos e aos poucos conseguirá visualizar um resultado melhor.